Bolo e Literatura combinam?

Ler influencia nossa maneira de agir, de pensar, de falar, de sonhar e até mesmo de resolver nossas próprias dificuldades.

South American April 22, 2020

O hábito da leitura proporciona desenvolvimento emocional e intelectual, enriquece o vocabulário e permite que as crianças desenvolvam o senso crítico. Ler influencia nossa maneira de agir, de pensar, de falar, de sonhar e até mesmo de resolver nossas próprias dificuldades.

Refletindo sobre os benefícios da leitura, percebi que essa poderia ser uma boa ferramenta para os alunos. Alguns estavam presos ao meio em que vivem ou ao exemplo de algum familiar com pouco estudo, o que se projetou num ciclo vicioso que precisava ser quebrado. A leitura poderia ajudá-los a exercer a cidadania e essa parte poderia ocasionar a grande transformação social dentro do contexto de vida de cada aluno.

Projeto

O projeto Bolo Literário foi desenvolvido durante um mês na unidade educacional localizada numa região carente do Rio de Janeiro, Brasil. O projeto com os alunos do 2º ano do Ensino Médio foi dividido em algumas etapas:

  1. Pesquisa: Os estudantes foram divididos em grupos para lerem e pesquisarem sobre um livro escolhido e assistirem ao filme correspondente. Na pesquisa, os alunos analisaram a construção da narrativa, dos personagens, das questões sociais e culturais. Eles compreenderam a intenção do ponto de vista de quem escreve, fizeram uma leitura crítica reconstruindo o sentido e ampliaram sua visão de mundo.
  2. Apresentação: Depois da pesquisa, eles planejaram a caracterização do vestuário de acordo com a proposta do tema do livro. Também escreveram o roteiro do grupo e a fala de cada integrante. Na semana seguinte, cada grupo falou um pouco sobre suas respectivas pesquisas, abordagem literária, contextualização das diferenças culturais, valores morais, éticos, o respeito e amor ao outro.
  3. Visão Bíblica: Os alunos foram incentivados a também escolher uma história bíblica em que esses valores foram mencionados e dados como exemplo. A história bíblica precisava ser mencionada na apresentação.
  4. Bolo: Além da parte teórica, cada grupo ficou responsável em fazer um bolo e decorá-lo de acordo com o assunto do livro/filme. Esse bolo foi compartilhado com os alunos no fim da apresentação como forma de estimular e aguçar os cinco sentidos: audição, visão, olfato, tato e paladar.

Uma parte importante do projeto foi o autoconhecimento. Eles revelaram habilidades que desconheciam que tinham e aprimoraram talentos numa perspectiva mais ampla. Isso só foi possível porque, além de toda pesquisa, os grupos tiveram o apoio familiar. Os pais ajudaram e ensinaram não só a fazer o bolo, mas a decorar e até escrever o roteiro. Esse apoio foi importante para mostrar a valorização da família como estrutura base para qualquer criança.

O resultado foi gratificante, com um feedback positivo dos alunos e professores que assistiram. Um dos objetivos era que os alunos percebessem o benefício da literatura, ou seja, a arte de ler e escrever. Era essencial que esse contato com a literatura fosse tão gostoso quanto um pedaço de bolo, que desperta em nós várias sensações e emoções. E isso de fato aconteceu!

Para saber mais:

https://blog.cpbedu.me/profkcsnunes/2019/10/15/bolo-e-leitura-combinam/

Author

Katia Nunes

Formada em Letras Inglês e Português, pós-graduada em Língua Portuguesa e Neuroeducação. Atua há mais de 10 anos como professora da rede de Educação Adventista. Atualmente trabalha com o ensino médio no Colégio Adventista de Padre Miguel localizado no Rio de Janeiro, Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *