Projeto Sementes de Girassol

O projeto de conscientização ambiental foi realizado nas aulas de Geografia envolvendo os alunos no plantio sementes de girassol.

South American July 8, 2020

Durante muitos anos as questões relacionadas aos assuntos ambientais foram menosprezadas e até ridicularizadas por alguns. Porém com tantas transformações sociais e econômicas é inevitável não observarmos as mudanças e intensidade dos fenômenos naturais. O aquecimento do planeta tem chamado a atenção até mesmo dos cientistas mais céticos.

Acompanhando os noticiários e a vivenciando a cada verão, no Rio de Janeiro, novos recordes de temperaturas, iniciamos o projeto de conscientização ambiental nas aulas de Geografia. Participaram os alunos dos 6º e 7º anos no Colégio Adventista de Campo Grande e Colégio Adventista de Padre Miguel, ambos situados na zona oeste do Rio de Janeiro, Brasil.

Algumas questões podem ser trabalhadas em projetos de conscientização ambiental. No Projeto Sementes de Girassol os alunos:

  1. Observaram a paisagem dos bairros onde moram e verificaram cada vez menos a presença de árvores. A falta de informação e a própria comodidade faz com que muitas pessoas não entendam a importância e aleguem que árvores e plantas estragam as calçadas, dão trabalho para cuidar, não possuem espaço.
  2. Verificaram nas aulas que a falta das árvores e vegetações naturais são as maiores responsáveis pela ocorrência das ilhas de calor nos grandes centros urbanos. Um debate sobre a necessidade dessa conscientização ambiental foi realizado.
  3. Perceberam que Deus nos concedeu uma Criação tão maravilhosa, com tantos recursos e belezas naturais. Não podemos ficar inerte a tanto descaso, destruição e esgotamento desses recursos. Cuidando dos recursos naturais demonstramos nossa gratidão à Ele.
  4. Viram a necessidade do plantio de sementes de girassol e o acompanhamento no processo de crescimento. Essa etapa foi um incentivo para os estudantes plantarem e
    que as sementes foram entregues nas aulas. Escolhemos as sementes de girassol pois além de propiciar uma linda flor, é uma das mais fáceis para germinar.
  5. Alguns meses depois alguns alunos relataram a experiência e como estava sua plantinha. Alguns levaram fotos e contaram para os colegas o que tinha acontecido. Muitos contagiaram os pais com a necessidade de manter pelo menos uma plantinha em casa ou no apartamento.

Foi um projeto muito significante, pois a maior semente foi plantada no coração de cada aluno. Foi despertado o interesse e reflexão mediante a nossa responsabilidade para com o meio ambiente no qual estamos inseridos e dependemos até a volta de Jesus.

Author

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *