Portrait of international caucasian and asian students teacher wearing face mask in group study, self-protect from corona virus after lockdown. New normal, back to school concept
Portrait of international caucasian and asian students teacher wearing face mask in group study, self-protect from corona virus after lockdown. New normal, back to school concept

O papel do educador cristão: da Terra à Nova Terra

O professor cristão pode e deve agir em sala de aula imaginando o que Jesus faria se estivesse em seu lugar.

South American June 23, 2021

É inegável que desde os tempos antigos, o professor tem uma participação importante na educação, pois além dos conteúdos seculares ele transmite valores e princípios. Sem contar que o seu estilo de vida, seu caráter e personalidade servem de exemplo e confirmam tudo o que ele ensina como verdade. Daí a importância da coerência entre o que o professor fala e o que ele vive.

Por esse ângulo, o papel do educador cristão é ainda maior. Independente da instituição de ensino em que leciona, ele tem a missão de mostrar para seus alunos os frutos do Espírito. Ele não pode esquecer que sua sala de aula é a oportunidade diária dada por Deus para que exerça a sua fé e que cada aluno sob sua tutela é um candidato ao céu. Isso não significa que o professor cristão deve catequizar seus alunos, impondo-lhes doutrinas religiosas, mas sim mostrar o amor de Deus por meio de suas atitudes no cotidiano escolar. Dessa forma, o seu exemplo influenciará a tomada de decisão, a formação de opinião, e até, quem sabe, o estilo de vida de seus educandos.

O professor cristão pode e deve agir em sala de aula imaginando o que Jesus faria se estivesse em seu lugar. Já parou para pensar como seria o Professor Jesus explicando os cálculos usados para as medidas da Terra e a distância dos astros; a lógica e as fórmulas para as leis naturais, como a gravidade e a ocupação dos corpos no espaço; as combinações dos elementos químicos para que permitisse a existência da vida no planeta?

E como seria o Professor Jesus palestrando para uma turma curiosa a respeito do funcionamento do corpo humano, desde a sua criação até a sua transformação incorruptível e a forma como os exercícios físicos contribuem para o nosso bem-estar? Ou como foram organizados os grandes ambientes geográficos, como os desertos e as terras férteis, a disposição dos rios, mares e oceanos, e o clima singular para cada região?

Imagine o Professor Jesus explanando a respeito dos maiores eventos históricos, do Éden à Nova Jerusalém, com todos aqueles detalhes que sempre quisemos saber, mas que em nenhum livro encontramos registros; como os idiomas surgiram e como podemos fazer para dominar cada um deles; como as sociedades se formaram, a relação e a integração dos povos de diferentes culturas?

Com uma linguagem simples, objetiva, profunda e transformadora traz respostas satisfatórias com sua onisciência, aplicando a didática perfeita e as metodologias necessárias para alcançar cada aluno e solucionar cada dúvida, apontando para a beleza artística e literária que podemos encontrar nas Sagradas Escrituras, por meio dos mais variados gêneros textuais que Ele dispõe como revelação. Depois dessa viagem, percebemos quão pequenininho somos como professores diante do Mestre dos Mestres. Como precisamos nos esvaziar do eu, de nossa arrogância, prepotência, autossuficiência e orgulho de diplomas e títulos que muitas vezes nos afastam de Deus e de nossos alunos.

Que o exemplo de Cristo seja nossa maior inspiração vocacional ao entrarmos em sala de aula como professores que carregam o Seu nome – “Cristãos”. Lembro-me de uma diretora que tive no Colégio Adventista de Jacarepaguá, na capital do Rio de Janeiro, o qual leciono, que sempre dizia para os docentes: “Temos que ser um Jesusinho andando pelo colégio”.

O que você tem feito para deixar Jesus agir em sua vida? Como podemos trabalhar para garantir uma educação que vai muito além do ensino?

Author

Marcela Moraes

Marcela é graduada em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literatura e Bacharel em Análise e Sistemas Semióticos. Leciona no Colégio Adventista de Jacarepaguá, desde 2001, para as turmas de Ensino Fundamental II e Médio e na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, Brasil.

    1 comments

  • | June 23, 2021 at 12:48 pm

    Educador adventista :respeito, amor ao próximo,responsabilidade,compromisso e bom gosto. Jesus Cristo no coração…

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *