Redes sociais: Muito além da propaganda

Avalie o gosto, as preocupações, o tipo de informações que procuram, e crie conteúdos nas redes que atendam cada uma dessas necessidades.

South American February 9, 2022

Rede social escolhida, perfil configurado, vamos publicar! O que, exatamente? Bem, no artigo anterior falamos sobre a comunicação ser muito mais que propaganda e é aqui que começamos a usar os resultados coletados nas pesquisas sobre nossos públicos. Avalie o gosto, as preocupações, o tipo de informações que procuram, e crie conteúdos que atendam cada uma dessas necessidades. Veja alguns exemplos:

  • Informação – Comece com o básico: endereço, telefone, horários de atendimento, séries ou idades atendidas. Essa informação é essencial para quem está conhecendo a escola e potenciais futuros clientes. Em seguida, pense no que os pais de seus alunos precisam saber: datas importantes, recessos, mudanças administrativas ou de procedimento, entre outros.
  • Rotina da escola – Quem não gosta de ver fotos do próprio filho? Fotografar as aulas mais dinâmicas, os momentos de intervalo ou as programações especiais já vai te dar um conteúdo rico. Seus álbuns de fotos não precisam ser extensos, mas preocupe-se em não deixar ninguém de fora e busque capturar a experiência vivida no momento, não só fotos posadas. Evite fotos individuais e prefira mostrar sempre um grupo de alunos.
  • Envolvendo os alunos – Aproveite a força, criatividade e engajamento dos alunos juvenis e adolescentes envolvendo-os no processo de criação das publicações. Promova gincanas para criação e compartilhamento de fotos ou vídeos, sugira algumas pautas e peça para escolherem as que querem ver na rede e incentive marcações que serão compartilhadas no perfil da escola.
  • Dicas e curiosidades – A relação entre escola e família se fortalece quando a escola mostra seu valor além do horário das aulas. Publique dicas e curiosidades que vão facilitar o dia a dia dos pais, especialmente no que diz respeito aos seus filhos. Dicas de organização da rotina, brincadeiras educativas, sugestões de filmes e livros que tratem de valores, curiosidades sobre as fases do desenvolvimento psicossocial da criança… Esses conteúdos reforçarão o compromisso da escola em auxiliar no desenvolvimento integral dos alunos.
  • Ações sociais: Ao longo do ano, a escola se envolve em várias atividades sociais. Palestras de conscientização sobre bullying e suicídio, arrecadação de alimentos ou agasalhos, limpeza de praças, visitação em asilos e outras iniciativas são ótimas oportunidades para ensinar solidariedade aos alunos e engajar a comunidade ao redor da escola. Divulgue os projetos, envolva os vizinhos, mobilize a cidade e reporte os resultados.

Mas e o marketing? E a campanha de matrículas? Deixamos de fazer? De jeito nenhum! As publicações feitas no perfil de sua escola já ajudarão a construir uma boa reputação, o que fará a diferença na hora da matrícula. Intercale a publicidade de forma planejada para que elas não se tornem o foco da página e nem cansem a audiência.


Saiba mais:


*Este artigo é o segundo de uma série de três artigos sobre como usar redes sociais de maneira eficaz para a sua escola. Ler o primeiro artigo da série. O último artigo da série será publicado na próxima quarta-feira.

Author

Laura Alves Oliveira

Bacharel em Relações Públicas, certificada pelo Facebook como Community Manager. Trabalha como Coordenadora de Mídias Sociais na Associação Paulista Oeste desde 2018 gerenciando as redes sociais da Associação e de suas 13 unidades escolares.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *