Redes sociais: Fique de olho

Agora resta atentar para alguns detalhes que deixarão a sua rede social com mais qualidade profissional e melhorarão o desempenho dela.

Communication and Cooperation February 16, 2022

Se você leu os dois artigos anteriores desta série, já está vendo as redes sociais com outros olhos e provavelmente com menos medo e incertezas do que antes. Você já escolheu em qual delas sua escola deve estar e já tem uma lista de ideias dos conteúdos que quer publicar. Agora resta atentar para alguns detalhes que deixarão a sua rede com mais qualidade profissional e melhorarão o desempenho dela.

Parte de um todo bem maior

Nossa presença virtual deve ser um espelho da nossa essência. E a sua escola é um pedaço de uma grande rede, então tudo o que for publicado refletirá na imagem da Educação Adventista e do cristianismo, por sermos uma rede confessional. Toda comunicação deve ser feita em terceira pessoa ou, quando for necessário, na primeira pessoa do plural, pois é a escola quem está falando e não a pessoa física que administra o perfil. Ao lidar com críticas e reclamações, responda com respeito e cordialidade cristãos.

Sinônimo de social: Relacionamento

O objetivo primário das redes sociais é gerar conexões, relacionamento. Apenas publicar não é o suficiente! Acompanhe as interações, curta e responda comentários e mensagens. Se você quer engajamento, saiba que ele é uma via de mão dupla.

Gerenciando várias redes

Se você escolheu entrar para duas ou mais redes sociais ao mesmo tempo, lembre-se de respeitar as particularidades e objetivos de cada rede. Crie conteúdos exclusivos para cada plataforma. Há muitas possibilidades de “conversas” entre as redes. Publique um carrossel com 10 fotos bem legais no Instagram e na legenda informe que o álbum completo está no Facebook; ou publique um vídeo no YouTube e coloque o link no Twitter, por exemplo, mas só quando for conveniente reaproveitar esse conteúdo.

De olho nos direitos autorais e de imagem

Achou uma imagem bonita no Google? Saiba que todas as imagens, vídeos e áudios estão sob alguma classificação de direitos autorais. Mesmo os conteúdos de Creative Commons são divididos em categorias que podem exigir atribuição de crédito ao autor ou até não permitir o uso comercial*. Para evitar problemas, produza conteúdo próprio, use conteúdo livre ou pague pelos direitos de uso, distribuição e comercialização. Uma boa fonte de materiais é: Stock Media Resources for your Projects – GAiN – Global Adventist Internet Network

Sempre que usar fotos dos alunos em qualquer publicação de caráter comercial, como os posts que dizem “estamos com matrículas abertas”, garanta que os pais tenham dado consentimento assinando um Termo de Uso de Imagem específico para aquela campanha. Este termo para uso comercial é diferente daquele “termo de uso de imagem” assinado pelos pais no momento da matrícula.

Pronto! Agora você tem ferramentas que lhe ajudarão a criar e gerenciar suas redes sociais de forma organizada e profissional. E se ao longo do caminho surgirem dúvidas, procure o departamento de comunicação ou o departamento jurídico de sua associação.


*Saiba mais: Entenda como funcionam os direitos autorais na internet – Blog FIA


*Este artigo é o último de uma série de três artigos sobre como usar redes sociais de maneira eficaz para a sua escola.

  • Ler o primeiro artigo da série.
  • Ler o segundo artigo da série.
  • Author

    Laura Alves Oliveira

    Bacharel em Relações Públicas, certificada pelo Facebook como Community Manager. Trabalha como Coordenadora de Mídias Sociais na Associação Paulista Oeste desde 2018 gerenciando as redes sociais da Associação e de suas 13 unidades escolares.

    Leave a Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *