Redes sociais: Nossa rede nas redes

Conhecer os seus públicos é o primeiro passo para definir qual é a melhor maneira de se comunicar com ele.

Communication and Cooperation February 2, 2022

Facebook, Instagram, TikTok… a lista de redes sociais é até maior e manter um calendário de publicações enquanto participa da interação demanda planejamento, tempo e recursos! Então, como garantir uma presença virtual de qualidade? Neste artigo e nos próximos dois, falaremos um pouco sobre quais redes sociais escolher, que tipo de conteúdo publicar e como gerenciar essas ferramentas para obter excelentes resultados.

Os públicos como bússola

Um planejamento de comunicação de sucesso tem como base o público ou públicos-alvo. Conhecer os seus públicos (pais, alunos, funcionários, entre outros) é o primeiro passo para definir qual é a melhor maneira de se comunicar com ele. Descubra quais redes sociais eles acessam, que tipo de conteúdo consomem, quais informações procuram. Em seguida, pergunte-se: como uma publicação da minha escola pode atender a essa necessidade do meu público? E lembre-se: comunicação é muito mais do que propaganda! Falaremos mais sobre isso no próximo artigo.

Não tente abraçar o mundo

As redes sociais são como seus públicos: cada uma tem características próprias. O que funciona muito bem no Facebook pode não ter boa aceitação no Instagram, e assim por diante. Então, se você sentir sufocado só de pensar em entrar em várias redes sociais ao mesmo tempo, pare, avalie e escolha uma ou duas que fazem mais sentido para você no momento. Com o tempo e a prática, o gerenciamento dessas plataformas ficará mais fácil e você poderá planejar desbravar numa nova rede.

E como eu escolho?

Assim como você fez um mapeamento dos seus públicos, faça uma análise de cada rede social. Acesse as informações oficiais delas, veja quais tipos de publicação fazem mais sucesso e avalie se você tem condições de produzir um conteúdo que seja interessante e gere engajamento. Para começar, veja um resumo das principais plataformas:

Não pare aqui! Esses resumos são introdutórios. Faça sua própria pesquisa para entender como funciona o mundo digital.


Leia mais sobre o assunto


*Este artigo é o primeiro de uma série de três artigos sobre como usar redes sociais de maneira eficaz para a sua escola. Os outros dois artigos serão publicados nas próximas quartas-feiras.

Author

Laura Alves Oliveira

Bacharel em Relações Públicas, certificada pelo Facebook como Community Manager. Trabalha como Coordenadora de Mídias Sociais na Associação Paulista Oeste desde 2018 gerenciando as redes sociais da Associação e de suas 13 unidades escolares.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *