Photo: Unsplash (Emma Frances Logan Barker)
Photo: Unsplash (Emma Frances Logan Barker)

Professor e o desenvolvimento

A metodologia de Cristo de transformar vidas está presente em seu trabalho educacional?

Professional Development July 7, 2017

Se falar sobre o desenvolvimento de crianças já não é uma tarefa fácil, imagina falar sobre o desenvolvimento de professores. Se como professor você sempre se preocupou com o desenvolvimento de seus alunos, mas, nunca teve tempo de parar para refletir sobre como está o seu desenvolvimento, agora é o momento.

Fatores influentes no desenvolvimento

A maioria das pesquisas científicas, que abordam esta temática, elencam pelo menos quatro fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento humano (Hereditariedade; Crescimento Orgânico; Maturação Neurofisiológica e Meio). Há aqueles que concordam e os que discordam. Além desses, elencamos o papel do relacionamento com Deus para o desenvolvimento.

Hereditariedade – Corresponde a carga genética que passa de geração em geração. Embora seja algo que não escolhemos, podemos buscar meios de melhorá-la, favorecendo o nosso próprio desenvolvimento e de nossas próximas gerações.

“Se devemos trabalhar sábia e inteligentemente, nossas paixões humanas, nossa

hereditariedade e tendências cultivadas, devem ser trazidas sob o controle de um comandante mais elevado e de maior autoridade do que a habilidade humana.” (WHITE, p.129)

Crescimento Orgânico e Maturação Neurofisiológica – O crescimento orgânico é algo que se relaciona ao desenvolvimento físico, mais relacionado ao desenvolvimento de crianças. Os professores, na maioria das vezes, encontram-se completamente desenvolvidos fisicamente. Já a maturação neurofisiológica, responsável pelos padrões de comportamento que desenvolvemos, pode ocorrer durante toda a nossa vida.

Meio – É um dos grandes fatores do nosso desenvolvimento. Há pesquisas que confirmam que aqueles que têm contato com pessoas estudiosas e esforçadas, têm mais potencial de se desenvolver. Nós, seres humanos, temos uma alta capacidade de adaptação conforme o ambiente que nos rodeia.

Relacionamento com Deus – “Quando a mente de um homem é posta em comunhão com a mente de Deus, o finito com o Infinito, o efeito sobre o corpo, a mente e o espírito vai além do admissível. Em comunhão tal é encontrada a mais alta educação. É o método de desenvolvimento usado por Deus. “Reconcilia-te com Ele”, é a mensagem do Senhor à humanidade.” (WHITE, p.69)

A importância do Desenvolvimento

Todos nós fomos criados para nos desenvolver. Deus, logo após criar a Adão, propôs que nomeasse os animais (Gênesis 2:20). Deus poderia ter feito, porém, o estimulou para iniciar seu desenvolvimento. O Desenvolvimento é um processo contínuo, diário. Quando analisamos o relato da criação (Gênesis 1), vemos que Deus foi criando um pouco de cada vez.

Não importa a idade, temos que continuar nos desenvolvendo. As árvores, mesmo depois de “adultas”, continuam a dar frutos, gerar novos brotos, trocar as folhas, e assim, dar continuidade ao seu desenvolvimento.

O desenvolvimento centra-se em pequenos detalhes, que fazem toda a diferença. “Pela fé, podemos olhar ao porvir, e apegar-nos à promessa de Deus quanto ao desenvolvimento intelectual, unindo as faculdades humanas às divinas, e pondo toda capacidade da alma em direto contato com a Fonte da luz.” (WHITE, p.112)

A modernidade apresenta muitas metodologias para atualização e desenvolvimento do professor. Mas, para o professor cristão, a metodologia mais eficiente e capaz de transformar vidas é a do Mestre dos Mestres: Jesus.  Ninguém motivou e cativou melhor do que Ele. Ele reforçava seu ensinamento através de sua vida. Portanto, tinha autoridade ao transmitir seus ensinamentos. Eis um modelo a ser seguido.

Reflita sobre o seu desenvolvimento como professor. A metodologia de Cristo de transformar vidas está presente em seu trabalho educacional?

Authors

Doutoranda em Educação Matemática. Foi professora de Matemática na rede pública de ensino e tutora de cursos de pós graduação do Unasp Virtual. Possui mestrado em Educação Matemática pela UFMS e atualmente é doutoranda em Educação Matemática da Unesp (Rio Claro) com bolsa Capes. Palestrante na área de Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional e Família.

Dra.H.c. Mestre em Educação. Foi professora e  diretora da rede da Educação Adventista, departamental  da União Central Brasileira e União Sul Brasileira do Ministério da Mulher.  Ministério da Criança nas Associações  Paulista leste,  Matogrossense.  Coordenou a Pós Graduação de Aconselhamento e Terapia familiar nas faculdades SPEI e Instituto Adventista Paranaense. Autora de livros e artigos  sobre Educação e família. Palestrante na área de liderança,  família e educação nas instituições da Igreja Adventista do Sétimo Dia e Secretarias de Educação e Ação Social Estaduais e Municipais.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *